sexta-feira, 22 de maio de 2009

Alan Diório, Secretário da Saúde, expõe na Câmara Municipal as condições e projetos da Saúde

Todos os atendimentos prestados e as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais foram o tema da exposição feita pelo secretário municipal de Saúde, Alan César Diório, na sessão ordinária da Câmara Municipal, na quinta-feira (21). Diante de um plenário lotado e de todos os vereadores, o secretário discorreu sobre a estrutura existente e os investimentos que já foram feitos pela administração do prefeito Ivan Rodrigues para assegurar um atendimento de qualidade à população.


“Para uma população de cerca de 300 mil habitantes, o município conta com apenas 1.300 servidores na área de Saúde. Assumimos com apenas nove equipes de Estratégia da Saúde da Família habilitadas, e com dificuldades, conseguimos ampliar para vinte e duas, enquanto seriam necessárias cerca de 50 equipes”, revelou o secretário. Para Alan, diante desta realidade, o processo de municipalização do Hospital e Maternidade São José é uma das ações colocadas em prática que, com responsabilidade, proporcionará melhorias na oferta de serviços e atendimentos na área.

“Este é um investimento que agrega valor ao município. Os recursos públicos agora serão destinados para um ente público - o Hospital e Maternidade São José municipalizado. Estamos em um período de implantação deste processo, porém, é desta forma que deve ser tratado o dinheiro público: com responsabilidade”, destacou Alan.
Sobre os recentes comentários gerados pela mídia local, a respeito do suposto fechamento do Hospital Dr. Atílio Talamini, o secretário esclareceu: “Eu comentei que, se fosse possível, nossa intenção seria criar condições técnicas para que o Hospital e Maternidade São José também atendesse a demanda do Hospital Dr. Atílio Talamini. Isto é o mais lógico e mais econômico para o município”, explicou.

Outra questão levantada pelo secretário se referiu à Gestão Plena de Saúde. “São José dos Pinhais tem a Gestão Básica de Saúde. Não recebe, portanto, recursos destinados aos atendimentos de média e alta complexidade. Por isto, pretendemos mudar para Gestão Plena. Este é um processo que leva tempo, porém, é uma meta do prefeito e um compromisso meu e de toda equipe da Saúde”, afirmou. “O desafio é grande, mas temos a determinação necessária para avançarmos”, completou o secretário.

Após a explanação de Alan, o presidente da Câmara, vereador Assis Manoel Pereira, abriu a palavra para o vereador Ailton Alves de Oliveira (Fenemê), autor do convite para que o secretário de Saúde participasse da sessão. “Minha preocupação era com o possível fechamento do Hospital Atílio Talamini e procedimentos sobre especialidades, mas o secretário já respondeu”, disse.

Os vereadores, em seguida, abordaram questões pontuais sobre o tema. Alan Diório respondeu a todos. O vereador Carlos de Castro aproveitou para parabenizar o secretário pela participação na corrente sessão e pelas explanações sobre a atuação da Secretaria Municipal de Saúde na gestão Ivan Rodrigues. Disse também que a Saúde sempre foi uma área bastante visada pelos críticos, porém, pelas ações colocadas em prática até o momento, o município está em boas mãos.

Na sequência, o presidente da Câmara, Assis Manoel Pereira, deu por concluída a intervenção do secretário e continuou com os trabalhos da pauta do dia.


O secretário municipal de Saúde, Alan César Diório, expõe suas ações para a platéia lotada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais destacando a importância da Municipalização do Hospital São José.

Qual trincheira sairá primeiro?

Qual a sua nota para a gestão municipal de 2009?