quinta-feira, 23 de abril de 2009

Economia

São José dos Pinhais possui uma economia em franco desenvolvimento, notadamente devido à presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes fábricas de auto-peças, que vieram juntamente com a instalação de multinacionais como Audi e Renault, bem como suas fornecedoras. A cidade também é sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e a empresa de alimentos Nutrimental.

O comércio de São José dos Pinhais é autônomo em relação à capital, distante do centro da cidade apenas 10km, com grandes supermercados e enorme variedade de lojas, que concentra-se especialmente nas mediações da rua XV de Novembro, desde a ampla Praça da Matriz até encontrar-se com a BR376;

Possui dois terminais de ônibus: o "Central", no início da Rua XV, e outro "Afonso Pena", na Avenida Rui Barbosa, principal artéria de ligação entre as duas grandes rodovias (BR-376 e BR-277) que dividem o município em 3 regiões.

Possui ainda diversas instituições de ensino, notadamente a PUC - Campus 2, a Usina do Conhecimento - que é uma Biblioteca-piloto, e destaca-se na cultura paranaense pelas suas marionetes e mamulengos gigantes. O museu municipal guarda relíquias da colonização e diversas peças curiosas.

Qual trincheira sairá primeiro?

Qual a sua nota para a gestão municipal de 2009?